quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

saudade tem cheiro...

O cheirinho de amaciante entrando pelo janelão lhe causava uma saudade compacta. A casa da vó tinha cheiros características e este era um deles.
Lembrou de como tinha apreço pelos dias em que acordava, ainda pequena, surpresa por ter sido transferida de cama, porque os pais tinham que ir trabalhar e deveria terminar o sono na sala da vó. E o cheiro de café... Ah, o cheiro de café lhe dava asas para um lugar infinito de sabores e cheiros e uma sensação de que nada poderia dar errado.
Quando brincava na descida da garagem, atrás do Corcel vermelho do vô, sentia cócegas na língua com o aroma do bolinho de chuva vindo do fogão. E lá estava ele! Os bolinhos eram sovados com destreza pelas mãos duras da vó, fritos no óleo pelando e jogados em um banho de açúcar e canela na sequencia. Derretiam na boca. Receitinha infalível essa.
Outro cheio impreterivelmente característico era o da máquina de costura dela. Em dias de chuva, quando não podia estender roupa no varal ou lavar o quintal, a vó tocava costurar e remedar toalhas, meias, roupas em geral. Mãos ágeis, óculos enormes na ponta do nariz, os grampos no cabelo. E o cheiro que os fiapos de linhas soltavam entravam pelas narinas e davam uma segurança da vida, o medo ia embora, o dia ficava mais tranquilo.
Hoje, em sua própria casa, cuida para que os cheiros lhe lembrem sempre de onde veio e de como ama a vó, o vô e a família toda.


3 comentários:

Tábata disse...

vc esqueceu de falar da saudade de comer jabuticaba debaixo do pé, do quartinho da bagunça, da rosca doce com margarina...

vc e seus posts lindos!
queria escrever como vc.

te amo.

Verena Ferreira disse...

Ahhh, o pé de jabuticaba. Você já reparou que nossas vidas tomaram rumos inusitados depois que aquele pé de jaboticaba foi vendido junto com a casa da vó? =(

O quartinho da bagunça era o mais assustador. Eu confesso que tinha medo de dormir lá e ser engolida pelos cestos de palha e a bicama mole que balançava.

Já a rosca doce com margarina me fez escorrer uma lagriminha agora. A pitada de erva doce e a manteiga Aviação faziam nossas vidas menos duras.

Ai, podemos voltar alguns anos no tempo e brincar de escorregar na chuva que escorria no corredor da vó, atrás do del rey preto do vô?

Diz que sim, diz que sim, diz que sim...

Verena Ferreira disse...

vou fazer um abaixo-assinado para plantarmos um pé de jabuticaba novamente em nossas vidas.