domingo, 3 de janeiro de 2010

um passo a frente

Diferente de mim, minha irmã mais velha sempre carregou um punhado de silêncio com ela, falando somente quando é necessário e economizando sentimentos para não correr o risco de exagerar na dose. Mas isso não quer dizer frieza, quer dizer que ela tem um jeito todo único de levar a vida. Por isso, vejo Mirela como uma dama de sensatez, contenção, paciência, segurança. Uma fortaleza que só poucos conhecem.
Poeticamente, Mirela é um esconderijo bonito por fora e pouco conhecido por dentro. Mas a gente não precisa entrar nele pra saber que ele existe e é um todo imponente, de botar respeito. Se fosse um filme, ela seria um suspense; se fosse uma música, seria um samba de batida forte e melancólica; se fosse um perfume, seria um cítrico daqueles que conquistam apenas alguns fãs, mas fãs fiéis.
Somos opostos. Se eu sou choro, ela é fortaleza. Se eu mostro amor e carinho o tempo todo, ela mostra vez ou outra com muita qualidade. Se eu distribuo beijos e abraços, ela só distribui a conta-gotas. Mas tudo é negociável. Quando a vontade de chorar é grande, por exemplo, nos procuramos para nos ajudarmos a desfazer os nós na garganta e desatar os qüiproquós que a vida insiste em dar de lição pra gente.
Às vésperas de eu existir, ela dava seus primeiros passos pela casa. Era como se estivesse preparando os caminhos por onde eu mesma passaria assim que minhas pernas andassem por si só. Hoje, eu e ela andamos por caminhos um tanto quando diferentes, mas nossos corações estão costurados por linhas permanentes e invisíveis – linhas de bem querer, carinho, amor eterno, fraternidade.
Ela é tão especial que, não à toa, seu nome virou poesia... A primeira poesia da qual eu gostei.


--

Mirela

Você que era tão esperada,
Causou surpresa quando apareceu.
Grandes sucumbiram da bela chegada.
Transmite a paz em seu jeito e olhar
Fita-nos com passividade e parece
que nos quer a todo momento.
Para dois, você é o monumento que surgiu
Não é uma noite de amor, porque você é o próprio amor.
Você veio para ficar
Apesar de dura a vida é bela,
Seja bem-vinda, nossa Mirela.

de Valter L. Ferreira em 28/01/1984 (que ironia, não?!)

Nossa Mirela

2 comentários:

Mirela disse...

Adoreiiiii menininha!!:)
Vai para o orkut! Sempre escrevendo o que há nas entrelinhas...TE AMO!

anne disse...

que lindo!!!! Verena vc escreve cada vez melhor!!!! soube como ninguem traduzir a essencia da sua maninha!