domingo, 30 de agosto de 2009

a arte de se acostumar

A gente se acostuma a ler o jornal no ônibus para não perder tempo. A gente se acostuma a não tomar café da manhã para dormir mais dez minutinhos. A gente se acostuma a ir até a área de serviço para estender uma roupa e não olhar pela janela para apreciar a vista mesmo quando é uma vista simples. A gente se acostuma a dar bom dia sem sorrir e olhar pras pessoas, porque precisamos ligar o computador logo e responder aquele email logo. A gente se acostuma a não prestar atenção quando falam com a gente, porque temos que terminar aquele texto e não podemos parar um minuto.
A gente se acostuma a ganhar pouco por nosso trabalho que só aumenta. A gente se acostuma a fazer um trabalho que já não nos deixa com aquele brilho nos olhos, só porque precisamos da grana. A gente se acostuma a tomar bronca de cliente quando estamos certos e não podemos reclamar porque ele é o cliente.
A gente se acostuma a ir de elevador, porque escada cansa. Se a praia está suja, nos acostumamos a molhar apenas a pontinha dos pés. Se o tempo está feio lá fora, a gente se acostuma a ficar em casa, porque não tomamos mais banhos de chuvas como antigamente. A gente se acostuma a pagar muito pelas coisas por estarmos na "cidade grande". A gente se acostuma a comer rápido aos sábados e domingos também. A gente se acostuma a não ter paciência na fila do supermercado de domingo - mas é domingo, porra! A gente se acostuma a comer mal só porque aquela comida boa demora pra ser feita, suja louça. A gente se acostuma a tomar refrigerante porque aquele suco de maracujá preferido dá trabalho de ser feito. A gente se acostuma a ver guerra e sangue nos noticiários, sem nos perguntarmos o porquê de tudo aquilo - e a gente se acostuma a tachar de chato quem fica se perguntando sobre isso.
A gente se acostuma a não olhar as pessoas nos olhos pra não ter que enfrentar um ou outro sentimento. A gente se acostuma a achar que é clichê falar de amor e achamos demodê uma pessoa que fala sobre ele aos quatro ventos. A gente se acostuma a amassar feridas, brigas, rancores pra dentro do coração pra não ter que encará-los sempre. A gente se acostuma a conviver com farpas que trocamos com os outros. A gente se acostuma às pessoas que têm inveja da gente, sem buscar respostas pra um sentimento tão solitário, sem tentar resolver e esclarecer as coisas. A gente se acostuma a falar mal dos outros, mas não podemos nos olhar de dentro e ver o que está de errado com a gente. A gente se acostuma a afastar alguns sonhos pro canto da sala pra não termos que trombar com eles sempre.
A gente se acostuma a se acostumar com tudo isso, sem nos perguntarmos para onde vamos... A gente se acostuma, a gente se acostuma...

6 comentários:

*Livia* disse...

A gente se acostuma a manter este véu nos olhos que nos deixa cegos diante das coisas mais belas e importantes. Uma pena, né?

Texto lindo. A gente se acostuma a gostar daqui, viu?! Rs

Bjos, uma semana linda

R disse...

Eu queria também não me acostumar a tanta coisa, sabia? Muito do que me incomoda nessa “arte de se acostumar” é isso que você tão bem colocou no primeiro parágrafo: a correria, o fazer-por-fazer, o trabalho na frente de tudo o que existe de melhor na vida, o tempo que se perde com gente que não vale a pena, a substituição do tempo com pessoas especiais pelo que é gasto com quem não merece muito da gente.

E isso tudo, embora seja apenas o começo da insatisfação com “a arte de se acostumar”, é provavelmente o principal. E aí eu poderia ficar aqui levantando mais uma série de insatisfações, mas você já fez isso muito bem...

O importante, sempre, é não perder o brilho nos olhos e nunca esconder os sonhos no canto da sala. Simples e complexo, perto e longe, fácil e difícil, tudo ao mesmo tempo, não?

Beijo

Marcel Jabbour disse...

Eu me acostumei a entrar aqui e gostar muito do que vejo. Nem todos os costumes são ruins.

E eu costumo achar algo positivo quando seus textos estão tristes hahahaha

Lia disse...

Adoro e me identifico com as palavras da dona Vereda.

Anônimo disse...

Ora, não se acostume, porra!

NT disse...

Ora, não se acostume, porra!