sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Que venha!

O box do banheiro quebrou, aquele apê bom e barato já foi alugado, o pai não aparece há um ano, a gripe "braba" chegou, o emprego dele se foi e o meu não está a melhor maravilha do mundo, a conta bancária está no vermelho e meu bom senso está perto do fim.
E, agora, estou com o pressentimento de que alguma coisa muito boa está para acontecer.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Sobre como achar um apê lindo, num lugar maravilhoso, com tudo funcionando e por uma pechincha - parte 2

Calcei meus tênis e pus toda minha disposição no bolso da calça para ir atrás do que queria. Andei, andei, andei, subi e desci, ruas e ruas... Visitei uns muquifos horrendos, abri e fechei portas, subi elevadores da época do Tutankamon (sim!), escadas escuras e fedidas, falei com porteiros dos mais variados sotaques, anotei números, nomes, preços.

Quase caí pra trás com alguns preços. Jesus! Tem gente que tem a pachorra de cobrar 1400,00 por uma quitinete tenebrosa com um carpete fedido e que parece que tem vida própria de tão bizarro!! E daí que andei vários quilômetros pelo bairro que escolhi pra morar e fui desanimando. Fui e voltei, debaixo de sol (olha o drama!)! À medida que eu andava, aquela disposição lá do começo ia pras cucuias. Sério!

Acontece que, ainda bem, achei dois possíveis candidatos a abrigar nossas pessoas por mais um tempo... Visitamos, testamos tudo, perguntamos, gostamos, adoramos, planejamos onde seria o armário, onde colocaríamos o sofá, a máquina, a cama, etc etc etc. Criei toda a expectativa do mundo, sonhei até!

E eis que esbarramos em outro problema que me tira o sono: um dos apês exige fiador de fora de SP! Não tenho parentes nessa merda de cidade e minha mãe, fiadora eterna, está em Londrina! Foi-se a opção barata e vivível! O outro apê (o que mais gostei), topava o fiador de fora, mas mas mas:

OUTRA PESSOA FECHOU ANTES DA GENTE. Manja? Alguém roubou NOSSA casinha!

E o corretor ainda foi estúpido comigo no telefone e, não sei se vcs sabem, mas eu ODEIO GENTE ESTÚPIDA! AINDA mais quando eu sou educada com a pessoa e quando se trata de alguém que NÃO me conhece! Ou seja, manera, né?

Enfim, e depois de constatar que voltamos à estaca zero, entrei no blog e quis vomitar algumas coisas que estão paradas aqui faz tempo, algumas palavras que me deixassem mais calma, sei lá... E estou... Aí lembrei que anteontem à noite, no silêncio do meu quarto e do meu travesseiro, rezei, pedi e implorei que, se fosse a casa ideal, que desse certo MESMO! Mas é isso aí, galera... não deu, não era pra ser e ponto. Voltamos ao início e assim seja.

--

E, claro, quem vir uma placa de ALUGA-SE num lugar bacaninha, mande os contatos pra mim no verenaferreira@yahoo.com.br. Quem tiver um fiador sobrando na carteira tb, pode me mandar!

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Sobre como achar um apê lindo, num lugar maravilhoso, com tudo funcionando e por uma pechincha - parte 1

Ando sumida do blog, ando sumida dos meus dias normais, ando sumida do meu bom-humor de sempre, do meu riso e sono fáceis... Explico: quando eu tô com problemas, fico assim: nada desce direito no meu estômago, não tenho vontade de beber cerveja (!), não me concentro no trabalho, não consigo ler jornal (coisa que adoro), levo meia hora pra ler duas linhas dos meus livros queridos...
Pode ser um probleminha qualquer: uma conta pra pagar, a mãe que tá doente (e eu a 500km de distância), um olhar estranho de alguém, a grana do mês que não deu E/OU TER QUE PROCURAR UM APARTAMENTO NOVO PORQUE O CARA VENDEU O QUE VOCÊ ESTÁ MORANDO TRANQUILA, FELIZ E PERTÔ DO SEU TRABALHO.
Não tem solução: eu fico mal, transbordo de mim mesma e caio no chão, minha testa fica enrrugada e reclamo. E não me venha com o discurso: mas você tem saúde pra trabalhar, e isso é bom; pelo menos você tem emprego legal, e isso é bom; mas seu time vai bem no campeonato, e isso é bom!! Não fun-cio-na, manja??
E daí que o caralho de problema da vez é ter que procurar um apartamento decente com menos de 1.200,00 por mês, numa região boa com mercado, farmácia, pontos de ônibus e iluminação pública! Eu poderia comprar uma casa, praticamente, em Londrina com essa grana! Que isso fique bemmm claro!
E eis que há alguns dias tenho corrido atrás de um apê, que tenha a "pinta" de ser uma casa de verdade. Aproveito pra confessar que, em dois anos morando em Sampa, ainda NÃO me senti em casa pra valer... Sabe o que é isso? Sabe aquela sensação de estar em C-A-S-A?? Cheiro de casa misturada com o cheiro da sua mãe, sofá com almofadas aconchegantes, quadros pintados por você quando era criança pendurados na parede, estante imensa para empilhar os livros de maneira decente, cama e criado-mudo projetados especialmente pra você, o lugarzinho especial só pra colocar seus porta-retratos com suas fotos preferidas, quintal com as plantas penduradas e por aí vai. É exatamente isso que sinto quando chego em casa, em Londrina! Pois é! Mas ainda não tive isso aqui!
Por isso, quando esse lance de trocar de apê e morar só em duas pessoas (sim, mais essa!) surgiu, fiquei baqueada no início. Mas depois aceitei que seria uma coisa bacana se soubéssemos transformar esse problema em uma experiência boa! Depois que passou a dor de estômago e o mau humor, decidimos criar uma casa decente, mais definitiva, com cara de "casa" mesmo.
E eis que saí à procura do lance ideal...


TO BE CONTINUED
(senão o post fica imenso e as chances de você ler a história é menor)

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Ei, você,

O medo que tenho de viver assim pra sempre (sem você) me esvazia e entristece. Parece que tem um lado do meu coração que jamais será preenchido. Isso me trava, me prende, me sufoca.

--

E também acho que esse blog já deu o que tinha que dar - se é que deu alguma coisa pra alguém... Tô pensando em redecorar.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Eu já mencionei que andar pela Paulista é uma beleza? A gente encontra de tudo, a gente sente de tudo, a gente espera de tudo...

-

"Enquanto me tiver que eu seja a última e a primeira
E quando eu te encontrar, meu grande amor, me reconheça"
Barão Vermelho

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

linha reta

Em dias nublados como esses, coloco as coisas numa linha reta pra enxergá-las melhor:

- falta de dinheiro (e de geladeira e de fogão e de sofá e de louças) e de uma c-a-s-a pra morar
- saudades de casa e do pai (que não onde está e o que está fazendo)
- necessidade de pessoas mais fáceis de lidar no trabalho e na vida
- menos drama, pesadelos e decisões amargas
- mais amor e paciência
- prós, contras: o que fazer?

E então coloco nos bolsos da calça a minha indecisão, os alarmes que escapam, as tremedeiras e falta de ar, os titubeios, as tantas lágrimas fugídias, meus olhares perdidos de medo...
E saio por aí.
E agradeço porque AINDA BEM que tenho você por perto pra me dizer o que eu devo ouvir e ouvir e ouvir: "vai dar tudo certo, fique tranquila, te amo mais que um dia de sol e cerveja gelada".
E fico menos ofegante porque, se eu cair, você vai me ajudar a levantar.

E meu hoje (de malas prontas) só amanhã. Meus pulmões agradecem!
Tomar decisões sérias me faz grande.
Ai ai

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Alguém avisa?

Qual parte eu perdi?
Socorro!



por uma horário nobre menos ordinário

Gente, hoje começa mais um circo BBB cheio de baixarias e coisas ridículas. Em TODAS as rodas de conversa, no trabalho, blogs, colunas, em casa, no metrô - só vai dar isso! Que chatice! Mais uma vez, teremos que aguentar as discussões sobre a festa do sábado, quem pegou quem, quem é antipático e mais um monte de coisas inúteis.

Ok. Não vou ser chata: BBB 1, BBB 2... até o 3 ainda vai. Afinal tem coisas novas, formato diferente e tal... Mas BBB 9, gente? Não dá!! Além do quê, tirando as cotas pra velhinhos e a tal casa de vidro, essa edição não tem novidade nenhuma. Então, mais uma vez lá vamos nós? Porra!

Por isso, resolvi fazer um protesto solitário e nada tímido em busca de um horário nobre menos ordinário! Quem concordar comigo terá o direito de me pedir emprestado QUALQUER um dos meus livros pra ler enquanto passa o BBB 7856. Estamos aí pro que precisar!

Quem me apóia põe o dedo aqui, que já vai fechar....


sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

mais do mesmo

Sonhei que você vinha me visitar hoje à noite. Sem rodeios, você aparecia na porta, com sacolas e sacolas de saudade pra me devolver. Vinha e trazia o seu antigo "você" antigo amarrado a suas pernas - como que para mostrar que o sofrimento tinha acabado e que, agora, a vida é só um arco-íris pintado das cores que a gente mesmo escolheu.
Entrelaçávamos nossos braços no maior abraço das nossas vidas. Maior não de duração, mas de beleza, simplicidade e sinceridade. Daí que uma tristeza bonita surgia nos nossos rostos e uma última lágrima descia pelo cantinho do meu olho. Era a minha última lágrima. Eu tinha desaprendido a sorrir de uma forma honesta, mas, ao te re-ver, re-aprendi.
Sentávamos ainda com as mãos entrelaçadas e ficavámos em silêncio. Um silêncio carregado de palavras bonitas e aconchegado em discursos de perdão, saudade e te amos. Era você dizendo pra mim que tudo aquilo que passou é passado. E era eu dizendo pra você que, a partir de agora, aquele sangue pisado deixava de ser ferida doída e virava uma presença linda.
Eu passava um café forte e ficávamos cúmplices à cata de coisas boas que vivemos para viver de novo e de novo e de novo. Lembranças...

E então que, de novo, acordei. E vi que vou ter que passar um café só pra mim mesmo hoje à noite e que meu arco-íris anda meio sumido.

Alguém sabe como faz pra não sonhar mais com coisas assim?

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

TUDO passa. Eu acredito nisso. Por isso: vai embora, Pesadelo!


"Paper clips and crayons in my bed
Everybody thinks that I'm sad
I'll take a ride in melodies and bees and birds
Will hear my words
Will be both us and you and them together"

Camelo

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

receita infalível

chegou em casa e, ao ligar o chuveiro pra tomar banho, deixou a água escorrer por mais de cinco minutos sem mexer com o sabonete ou shampoo.
e, ao passar pelos cabelos e pelo corpo todo, aquela água levou pro ralo toda a sujeira e a canseira daquele mais um dia interminável.
aproveitou para pensar em uma coisa MUI-TO boa - essa era a tática ensinada pela mãe pra esquecer os perrengues e os dias difíceis, intermináveis, insolúveis.
lembrou então de uma das tardes que passava com os pés no chão da casa da vó, quando brincava com água à vontade... e a maior preocupação era não ficar gripada.
levantou a cabeça e, seguiu em frente. a canseira passou.

um questão de gosto

Tubaína no saquinho: Tata
Bola queimada: Toshio
Babalú de morango: Zen (ai ai)
Halls de cereja: Marcos
Tic tac de morango: Léo
Vinho tinto: Fafa
Mundo Livre: Daniel
Vodka com energético: André
Brahma gelada: Ph

O meu primeiro sonho do ano foi com meus ex-amores. Amores que tiveram sabores. Uns muito bons. Outros, nem tanto...
Mas confesso que gosto muito do sabor atual.